A Copa do mundo de Futebol é realizada a cada quatro anos desde 1930, quando foi disputada pela primeira vez no Uruguai. Em 1942 e 1946 foi suspensa por causa da Segunda Guerra Mundial e a partir de 1954, começaram a ser utilizados logos oficiais para divulgação do evento.
Acompanhe a evolução de cada logo e saiba um pouco sobre a história de cada edição dacopa do mundo.
Cartaz da Copa do Mundo no Uruguai – 1930
Foi a primeira edição da Copa do Mundo, foi disputada por apenas 13 seleções e teve como campeã, o Uruguai, batizada de Celeste e a Argentina como vice campeã.
Cartaz da Copa do Mundo da Itália – 1934
Em sua segunda edição, mais uma vez os donos da casa levaram a melhor tendo a Itália como campeã e a Tchecoslováquia como vice.
Cartaz da Copa do Mundo da França – 1938
A Itália sagra-se bicampeã mundial despontando como grande potência futebolística da época. Nesta edição o Brasil conseguia seu melhor resultado até então, ficando com o terceiro lugar atrás da Hungria.
Cartaz da Copa do Mundo do Brasil – 1950
Brasil chega a final como a melhor seleção daquela copa e perde para o Uruguai em final histórica, calando o maracanã com mais de 200 mil pessoas.
Cartaz da Copa do Mundo da Suíça – 1954
Usando sua força física, a Alemanha Ocidental sagrou-se campeã naquele ano em cima da Hungria, que pela segunda vez amargava uma derrota na final.
Cartaz da Copa do Mundo da Suécia – 1958
Com Pelé e companhia, Brasil dá show e conquista pela primeira vez o campeonato mundial em cima dos donos da casa.
Cartaz da Copa do Mundo do Chile – 1962
Com a ausência de Pelé, o mundo reverenciou Garrincha, que apareceu e levou o Brasil ao bicampeonato deixando os tchecos novamente com vice.
Cartaz da Copa do Mundo da Inglaterra – 1966
A seleção inglesa sagrou-se a campeã desta edição com a suspeita de ter sido ajudada pela arbitragem que a partir das quartas de final, teve influência direta nos resultados. Na final, um dos lances mais polêmicos na história das copas. O inglês Hurst chutou, a bola bateu no travessão e caiu bem fora do gol. Mesmo assim, o juiz apitou o centro e validou o lance como terceiro gol inglês. A partida acabou com a vitória da Inglaterra sobre os alemães por 4 a 2.
Cartaz da Copa do Mundo do México – 1970
Foi mais um show brasileiro com Pelé, Rivelino, Jairzinho “o furacão”, Gerson e companhia. Brasil conquistava o tri e se tornava o primeiro país a ficar de vez com a taça. Na final os italianos perderam por 4 a 1 e Jairzinho conseguiu marcar em todas as partidas.
Cartaz da Copa do Mundo da Alemanha – 1974
O show foi holandês, mas o título ficou com a Alemanha que superou o poderoso ataque laranja garantindo uma vitória histórica por 2 a 1 na final.
Cartaz da Copa do Mundo da Argentina – 1978
Mais uma vez a magia holandesa ficou com o vice campeonato, agora frente aos donos da casa que fizeram valer seu mando de campo. Este título também ficou sob suspeita de favorecimento da arbitragem.
Cartaz da Copa do Mundo da Espanha – 1982
Foi a copa onde a força italiana superou nas quartas, a arte do time que é considerado por muitos como a melhor seleção brasileira de todos os tempos. O vice ficou com a Alemanha Ocidental.
Cartaz da Copa do Mundo do México – 1986
Foi a copa de Maradona, que brilhou com os pés e se eternizou com seu gol de mão antológico decidindo mais título mundial para os argentinos. A Alemanha Ocidental amargava mais um vice.
Cartaz da Copa do Mundo da Itália -1990
Alemanha dá o troco na Argentina e conquista seu terceiro título mundial após dois vice-campeonatos seguidos. Lothar Matthäus foi o grande destaque alemão.
Cartaz da Copa do Mundo dos Estados Unidos – 1994
Com uma seleção desacreditada por muitos, o Brasil de Parreira e Zagalo sagrou-se tetra campeão mundial de futebol em um jogo morno contra os italianos. Seria a primeira final decidida nos pênaltis na história das copas. Roberto Baggio foi o grande vilão italiano quando errou feio a cobrança decisiva.
Cartaz da Copa do Mundo da França – 1998
Eis que o mundo conhece Zinedine Zidane, carrasco brasileiro na final da copa. Em casa a França conquistava seu primeiro título vencendo com sobras o Brasil na final por 3 a 0, com o famoso apagão de Ronaldinho.
Cartaz da Copa do Mundo da Coréia/japão – 2002
Com extrema autoridade, Brasil sagra-se pentacampeão em cima da Alemanha com show de Ronaldinho que deu a volta por cima e de quebra tornou-se o maior artilheiro de todas as copas.
Cartaz da Copa do Mundo da Alemanha – 2006
Itália supera críticas e com time bem resumido, ganha o tetra nos pênaltis na final contra França. Na ocasião, o francês Zidane protagonizava a cena que marcaria o fim de sua carreira, a cabeçada no zagueiro italiano Materazzi.
Cartaz da Copa do Mundo da África do Sul – 2010
A fúria espanhola mostrou sua força, superou todos os favoritos que vieram a sua frente e conquistou seu primeiro título mundial sobre a Holanda, que havia eliminado o Brasil.
Cartaz da Copa do Mundo do Brasil – 2014
http://blog.welancer.com/cartazes-das-copas-do-mundo-veja-as-evolucoes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário